RepLago

Como lidar com a saudade no acampamento?

A saudade é uma certeza durante o acampamento. Seja com mais ou menos intensidade, em algum momento ela surge. Saber lidar com esse sentimento é a chave para que os jovens e as crianças se permitam estar presentes e desenvolvam confiança em si mesmos para vivenciarem um novo ambiente.

Lidar com a saudade é um daqueles aprendizados que começam em casa, antes do acampamento. Pensando nisso, reunimos os nossos melhores conselhos para que seu filho tenha uma estadia proveitosa ao acampar. Vamos lá?

Antes do acampamento

Aproveitar a hora de arrumar as malas como uma oportunidade para compartilhar as expectativas que se têm em vista para os dias fora de casa pode ajudar a criança a se sentir mais confiante.

Conversar sobre as possíveis frustrações e receios que possam surgir na convivência do acampamento abre as portas para que a família cumpra um papel importante na missão de ajudar a compreender a experiência de um ponto de vista coletivo.

A importância de compartilhar ideias, espaços, atividades e materiais também é um exercício constante do acampamento que pode ser trabalhado em casa, sempre lembrando que conversar de forma respeitosa é a melhor forma para resolver os conflitos.

Deixe claro também que a criança terá por perto uma outra pessoa com quem sempre poderá contar caso imprevistos aconteçam ou esteja difícil lidar com um desafio, inclusive a saudade! E lembre-se que crianças e jovens que participam do momento de fazer as malas com a família costumam cuidar melhor dos seus pertences.

Durante o acampamento

Manter-se distante enquanto seu filho está no acampamento é a chave para que as crianças e jovens consigam fazer a imersão no novo ambiente. Assim eles podem dedicar todo o seu foco e presença à experiência enriquecedora que é ter autonomia em um espaço propício para exercitarem a conexão consigo mesmos.

Essa distância que sugerimos inclui minimizar o contato por telefone e entender que nem sempre haverá fotos que revelarão o que os acampantes estão vivendo. A qualquer momento seu filho estará descobrindo novas possibilidades e desenvolvendo habilidades que o farão voltar pra casa com o brilho nos olhos de quem descobriu um novo mundo. Com um pouquinho de paciência, a gente sabe que dá certo!

Depois do acampamento

Depois de viver a emoção do reencontro e aliviar a saudade com um abraço gostoso, é hora de conversar sobre as experiências vividas. Perceber as mudanças, se interessar pelas novas histórias e amizades e apoiar o desabrochar do desenvolvimento que só a experiência de acampar promove na vida das pessoas são lições que estão entre as mais importantes para os filhos e para os pais. Na volta pra casa a saudade que fica é uma vontade enorme de continuar a explorar o mundo!

Gostou desse assunto? Assista o quarto episódio do Manual do Acampante RepLago que preparamos com carinho para você!

Outras novidades

Aqui tem um acampamento sustentável
RepLago

Aqui tem um acampamento sustentável

Imagine um acampamento de férias onde seus filhos mergulham em um novo mundo repleto de… [+]

A equipe que faz o RepLago acontecer
RepLago

A equipe que faz o RepLago acontecer

A equipe que faz o RepLago acontecer é formada cuidadosamente por profissionais múltiplos, curiosos e… [+]