RepLago

Por onde começa a decisão de deixar o seu filho acampar?

Se você está se perguntando por onde começa a decisão de deixar o seu filho ou filha acampar, é isso que você vai descobrir aqui! Lidamos com esta dúvida no RepLago todos os dias e é verdade que acampar pela primeira vez é uma vivência marcante na história da criança que deve ser planejada e olhada com carinho.

Gostamos de dizer que a primeira experiência no acampamento começa em casa, a partir da decisão de confiar que o seu filho está pronto para superar os desafios na presença de outros adultos – afinal, no RepLago a autonomia é sempre supervisionada. Esse gesto de confiança é importante porque também sinaliza que você está pronto para se surpreender com os aprendizados e novas habilidades que seu filho poderá desenvolver nessa aventura.

Acampar é um treino para viver em sociedade. Os aprendizados sobre como cuidar de si mesmo e como conviver com o outro no acampamento são intensos, mas sempre contam com doses abundantes de acolhimento que tornam qualquer desafio mais leve.

Acampar é um estímulo ao desenvolvimento da autonomia. Transmitir segurança com um certo distanciamento antes e durante o acampamento é essencial para que o seu filho ou sua filha se sinta confiante para abrir espaço para se conectar consigo mesmo, com o outro e com a natureza para mergulhar de verdade na experiência de acampar.

A parceria entre a família e o acampamento faz toda a diferença. Coletar referências com colegas ou parentes e acompanhar o acampamento nas redes sociais pode ser fundamental para conhecer opiniões e detalhes sobre a proposta do acampamento. Pensando nisso, aqui no RepLago os pais também podem ter a oportunidade de dialogar com a nossa equipe para compartilhar seus anseios, falar sobre o perfil da criança e saber mais sobre como buscamos lidar com esses desafios há tanto tempo. Assim dá para compreender como o nosso olhar individualizado pode favorecer a experiência única de cada criança e a convivência de todo o grupo rumo a um objetivo em comum: se divertir e descobrir um novo mundo!

Com a preparação desse terreno, as crianças se sentem amparadas antes mesmo de embarcarem para essa aventura e os pais podem ter a certeza de que essa primeira vivência construirá boas memórias e aprendizados para todos.

Não deixe de assistir o episódio 3 do Manual do Acampante RepLago que foi publicado há um tempinho em nossas redes sociais.

Outras novidades

Conheça o programa ecológico Lixo Zero
RepLago

Conheça o programa ecológico Lixo Zero

A importância do exemplo faz parte do DNA do RepLago desde sempre. Não seria diferente… [+]

Aqui tem um acampamento sustentável
RepLago

Aqui tem um acampamento sustentável

Imagine um acampamento de férias onde seus filhos mergulham em um novo mundo repleto de… [+]