
Parceria RepLago & Escola
Desde que iniciamos as atividades do acampamento, trabalhamos em parceria com escolas para desenvolver experiências pedagógicas fora da sala de aula.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Os jogos cooperativos, atividades lúdicas, esportivas e momentos de reflexão ajudam a desenvolver nas crianças e jovens habilidades de resolver conflitos, fazer escolhas, compreender os outros e a si mesmo.

PAISAGENS: ZONA RURAL E ZONA URBANA
Quais são as particularidades e diferenças dos ambientes rural e urbano? Como eles se relacionam e atuam de forma interdependente? Esse projeto explora as relações entre esses dois universos, tão diferentes mas tão complementares entre si.

O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO HOMEM E A ÁGUA
Durante visitas a alguns pontos da cidade de Leme, como a estação de tratamento de esgotos do município, e também no próprio RepLago, os jovens estudam as modificações causadas pelo homem na natureza durante o processo de utilização da água.

A COROAÇÃO
Em meio a uma apresentação teatral, os acampantes precisam preparar a cerimônia real. Cada um decide, então, como colaborar: pode ser construindo uma jangada, criando o novo estandarte do reino ou preparando um dos pratos do banquete.

O TRABALHO DE CADA UM: AS DIVERSAS PROFISSÕES
Da manutenção à recreação, do RH à limpeza, os alunos entrevistam e participam do trabalho de profissionais de diversas áreas do RepLago, entendendo as funções de cada um e como se organizam para trabalhar em equipe.

TRILHA DO MEL
Em uma alameda de jabuticabeiras está o meliponário do RepLago, formado por abelhas sem ferrão. Lá os acampantes estudam a polinização, a estrutura das colônias e o capricho arquitetônico das colmeias.

PALEONTOLOGIA
No caminho para o RepLago, os jovens param em uma pedreira, na cidade de Rio Claro – SP, onde pós-graduandos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) conduzem escavações, recolhem fósseis e praticam procedimentos de pesquisa para estudar a evolução das espécies e a função dos fósseis na natureza.

PITÁGORAS
O desafio aqui é fazer uma bolinha completar um percurso usando dominós, baldes, rampas de madeira, pêndulos, garrafas PET e outros materiais.

MINIESTAÇÃO METEOROLÓGICA
Reunidos em pequenos grupos, as crianças observam e pesquisam sobre velocidade e direcionamento do vento, temperatura, umidade do ar e índices pluviométricos.

LIXO ZERO
O RepLago produz, em média, 50 toneladas de lixo por ano, mas esse volume é absorvido pelo próprio acampamento. Durante o projeto Lixo Zero, os jovens conhecem detalhes do sistema que envolve, entre outras etapas, separação de reciclagem e produção de adubo para a horta orgânica (que abastece a cozinha do acampamento), resultando em quase nenhum resíduo descartado no meio ambiente.

LIGHT PAINTING
Em uma sala escura, utilizando uma câmera fotográfica e lanternas coloridas, os acampantes soltam a criatividade e a imaginação para criar desenhos a partir da exposição à luz.

LEITURA CARTOGRÁFICA ZOOM
Neste estudo, os jovens conhecem diversos tipos de mapas e seus usos, e também criam um mapa novo. Além disso, eles brincam utilizando conhecimentos de direção e entendem a relação de escala.

LAGO
Nesse projeto, as crianças se transformam em pesquisadores, coletando e estudando amostras de frutos, plantas aquáticas, sementes, barro, água, insetos, exoesqueletos, algas, moluscos e outros elementos que podem ser encontrados nas margens do lago.

HORTA ORGÂNICA
Estudo da horta orgânica que abastece o restaurante do RepLago, no qual os jovens têm a oportunidade de conhecer hortaliças e legumes da época, como tomate-cereja, salsinha, cebolinha, repolho, berinjela, pimentão, feijão, cebola, brócolis, milho, beterraba, cenoura, mandioca, vagem, abóbora, etc. e entender como funciona uma horta.

NAVEGANDO PELO ECOSSISTEMA
Acompanhados por um biólogo, os acampantes navegam pelo lago para explorar seu ecossistema, as espécies que vivem nele e todo o seu entorno.

ANIMAÇÃO QUADRO A QUADRO
Crianças criam histórias e personagens de massinha, que ganham vida por meio de técnicas fotográficas. Os vídeos podem ser levados à escola, caso os professores queiram continuar os trabalhos em sala de aula.

CAMINHO D’ÁGUA
Neste estudo do meio, os jovens exploram o caminho percorrido pela água, da nascente até a torneira.

CULTURA DO CAFÉ
Em uma fazenda próxima, os jovens conhecem uma plantação de café, têm contato com o trabalho dos boias-frias e entendem a diferença entre colheita manual e mecânica. Durante esse projeto, todo o processo é explorado, passando por seleção e classificação de grãos, degustação e ensacamento para escoamento da produção para os mercados interno e externo.

OBSERVAÇÃO CELESTE
Longe da poluição e iluminação dos ambientes urbanos, os jovens conseguem observar a beleza do céu, encontrar constelações, fazer a leitura da carta celeste e conhecer as teorias sobre a origem do universo através dos tempos.

OBSERVAÇÃO DE ANIMAIS NOTURNA
Um passeio para conhecer de perto sapos, corujas-buraqueiras e outros pequenos animais, além de apreciar os sons da natureza.

BOSQUE
Os jovens exploram o bosque do RepLago, conhecem sua história e analisam a vegetação, a temperatura e a umidade do ar no local.

IMERSÃO OU SEMI-IMERSÃO EM INGLÊS
A conversação em inglês é praticada em um ambiente informal, enquanto os alunos se divertem. Essa imersão é adaptada de acordo com o domínio que a turma tem do idioma e pode ser total ou parcial (quando as explicações mais complexas são feitas em português, para que todos consigam acompanhar as atividades).
Outros programas para a sua escola:
Venha com a sua escola para o RepLago
Preencha os campos abaixo para conversarmos sobre a melhor maneira de realizar o projeto pedagógico para a sua instituição: