Projetos Pedagógicos

Parceria RepLago & Escola

Desde que iniciamos as atividades do acampamento, trabalhamos em parceria com escolas para desenvolver experiências pedagógicas fora da sala de aula.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Os jogos cooperativos, atividades lúdicas, esportivas e momentos de reflexão ajudam a desenvolver nas crianças e jovens habilidades de resolver conflitos, fazer escolhas, compreender os outros e a si mesmo.

PAISAGENS: ZONA RURAL E ZONA URBANA

PAISAGENS: ZONA RURAL E ZONA URBANA

Quais são as particularidades e diferenças dos ambientes rural e urbano? Como eles se relacionam e atuam de forma interdependente? Esse projeto explora as relações entre esses dois universos, tão diferentes mas tão complementares entre si.

O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO HOMEM E A ÁGUA

O PROCESSO DE OCUPAÇÃO DO HOMEM E A ÁGUA

Durante visitas a alguns pontos da cidade de Leme, como a estação de tratamento de esgotos do município, e também no próprio RepLago, os jovens estudam as modificações causadas pelo homem na natureza durante o processo de utilização da água.

A COROAÇÃO

A COROAÇÃO

Em meio a uma apresentação teatral, os acampantes precisam preparar a cerimônia real. Cada um decide, então, como colaborar: pode ser construindo uma jangada, criando o novo estandarte do reino ou preparando um dos pratos do banquete.

O TRABALHO DE CADA UM: AS DIVERSAS PROFISSÕES

O TRABALHO DE CADA UM: AS DIVERSAS PROFISSÕES

Da manutenção à recreação, do RH à limpeza, os alunos entrevistam e participam do trabalho de profissionais de diversas áreas do RepLago, entendendo as funções de cada um e como se organizam para trabalhar em equipe.

TRILHA DO MEL

TRILHA DO MEL

Em uma alameda de jabuticabeiras está o meliponário do RepLago, formado por abelhas sem ferrão. Lá os acampantes estudam a polinização, a estrutura das colônias e o capricho arquitetônico das colmeias.

PALEONTOLOGIA

PALEONTOLOGIA

No caminho para o RepLago, os jovens param em uma pedreira, na cidade de Rio Claro – SP, onde pós-graduandos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) conduzem escavações, recolhem fósseis e praticam procedimentos de pesquisa para estudar a evolução das espécies e a função dos fósseis na natureza.

PITÁGORAS

PITÁGORAS

O desafio aqui é fazer uma bolinha completar um percurso usando dominós, baldes, rampas de madeira, pêndulos, garrafas PET e outros materiais.

MINIESTAÇÃO METEOROLÓGICA

MINIESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Reunidos em pequenos grupos, as crianças observam e pesquisam sobre velocidade e direcionamento do vento, temperatura, umidade do ar e índices pluviométricos.

LIXO ZERO

LIXO ZERO

O RepLago produz, em média, 50 toneladas de lixo por ano, mas esse volume é absorvido pelo próprio acampamento. Durante o projeto Lixo Zero, os jovens conhecem detalhes do sistema que envolve, entre outras etapas, separação de reciclagem e produção de adubo para a horta orgânica (que abastece a cozinha do acampamento), resultando em quase nenhum resíduo descartado no meio ambiente.

LIGHT PAINTING

LIGHT PAINTING

Em uma sala escura, utilizando uma câmera fotográfica e lanternas coloridas, os acampantes soltam a criatividade e a imaginação para criar desenhos a partir da exposição à luz.

LEITURA CARTOGRÁFICA ZOOM

LEITURA CARTOGRÁFICA ZOOM

Neste estudo, os jovens conhecem diversos tipos de mapas e seus usos, e também criam um mapa novo. Além disso, eles brincam utilizando conhecimentos de direção e entendem a relação de escala.

LAGO

LAGO

Nesse projeto, as crianças se transformam em pesquisadores, coletando e estudando amostras de frutos, plantas aquáticas, sementes, barro, água, insetos, exoesqueletos, algas, moluscos e outros elementos que podem ser encontrados nas margens do lago.

HORTA ORGÂNICA

HORTA ORGÂNICA

Estudo da horta orgânica que abastece o restaurante do RepLago, no qual os jovens têm a oportunidade de conhecer hortaliças e legumes da época, como tomate-cereja, salsinha, cebolinha, repolho, berinjela, pimentão, feijão, cebola, brócolis, milho, beterraba, cenoura, mandioca, vagem, abóbora, etc. e entender como funciona uma horta.

NAVEGANDO PELO ECOSSISTEMA

NAVEGANDO PELO ECOSSISTEMA

Acompanhados por um biólogo, os acampantes navegam pelo lago para explorar seu ecossistema, as espécies que vivem nele e todo o seu entorno.

E ASSIM TERMINA A HISTÓRIA

E ASSIM TERMINA A HISTÓRIA

A encenação teatral de um conto dos irmãos Grimm é interrompida no ápice e as crianças decidem como continuar a história. No dia seguinte, o fim escolhido é apresentado a todos.

ANIMAÇÃO QUADRO A QUADRO

ANIMAÇÃO QUADRO A QUADRO

Crianças criam histórias e personagens de massinha, que ganham vida por meio de técnicas fotográficas. Os vídeos podem ser levados à escola, caso os professores queiram continuar os trabalhos em sala de aula.

CAMINHO D’ÁGUA

CAMINHO D’ÁGUA

Neste estudo do meio, os jovens exploram o caminho percorrido pela água, da nascente até a torneira.

CULTURA DO CAFÉ

CULTURA DO CAFÉ

Em uma fazenda próxima, os jovens conhecem uma plantação de café, têm contato com o trabalho dos boias-frias e entendem a diferença entre colheita manual e mecânica. Durante esse projeto, todo o processo é explorado, passando por seleção e classificação de grãos, degustação e ensacamento para escoamento da produção para os mercados interno e externo.

OBSERVAÇÃO CELESTE

OBSERVAÇÃO CELESTE

Longe da poluição e iluminação dos ambientes urbanos, os jovens conseguem observar a beleza do céu, encontrar constelações, fazer a leitura da carta celeste e conhecer as teorias sobre a origem do universo através dos tempos.

OBSERVAÇÃO DE ANIMAIS NOTURNA

OBSERVAÇÃO DE ANIMAIS NOTURNA

Um passeio para conhecer de perto sapos, corujas-buraqueiras e outros pequenos animais, além de apreciar os sons da natureza.

BOSQUE

BOSQUE

Os jovens exploram o bosque do RepLago, conhecem sua história e analisam a vegetação, a temperatura e a umidade do ar no local.

A SAGA DE POIROT

A SAGA DE POIROT

Após assistirem à apresentação da primeira parte de uma peça, os jovens se dividem em grupos para investigar um crime misterioso. Eles analisam as pistas, entrevistam personagens e debatem entre si para criar uma teoria sobre o que houve. No final, o coordenador do RepLago escolhe um dos desfechos propostos pelos grupos para uma encenação.

IMERSÃO OU SEMI-IMERSÃO EM INGLÊS

IMERSÃO OU SEMI-IMERSÃO EM INGLÊS

A conversação em inglês é praticada em um ambiente informal, enquanto os alunos se divertem. Essa imersão é adaptada de acordo com o domínio que a turma tem do idioma e pode ser total ou parcial (quando as explicações mais complexas são feitas em português, para que todos consigam acompanhar as atividades).

Conheça as férias do RepLago :)

Outros programas para a sua escola:

419Projetos Pedagógicos

9º ano

Antes de começar uma nova jornada no ensino médio, dá tempo de fazer uma viagem de formatura inesquecível com os amigos da escola, rodeados pela natureza e com opções para se divertir durante o dia e a noite.

423Projetos Pedagógicos

5º ano

Em uma fase tão específica e especial para os jovens, uma viagem como essa é uma experiência que será lembrada por toda a vida. Tempo de viver emoções e estreitar laços.

427Projetos Pedagógicos

Day Camp

Um roteiro repleto de natureza e descobertas, em um ambiente seguro e com acompanhamento de profissionais especializados.