RepLago

Conheça o programa ecológico Lixo Zero

A importância do exemplo faz parte do DNA do RepLago desde sempre. Não seria diferente quando o assunto é consciência ambiental no acampamento!

Se existe algo que aprendemos com os especialistas em ecologia, é que não existe sustentabilidade sem a adoção de práticas responsáveis que evitam o descarte do lixo na natureza. Pensando nisso, criamos o Programa Lixo Zero em 2007!

A partir de um estudo engenhoso, de lá pra cá implementamos uma série de ações que promovem a separação, a reutilização, a reciclagem e a coleta responsável dos resíduos gerados pelo acampamento. Vem conhecer mais sobre como essas práticas contribuem para a preservação do nosso planeta:

COLETA SELETIVA E SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS

A medida que o lixo chega até a base do programa Lixo Zero aqui no acampamento, a máteria inorgânica (como plásticos, vidros, papéis e outros materiais recicláveis) é separada em uma área especial com destino à bags gigantes que acumulam o material até que as empresas de reciclagem parceiras passem para coletar e destinar os resíduos.

Como essa primeira parte acontece internamente, conseguimos rastrear todos os dados para saber a quantidade de resíduos que passou pelo programa. De 2007 pra cá, por exemplo, mais de 600 toneladas de lixo já foram destinados para as organizações locais responsáveis pela reciclagem. Além disso, todo mês o RepLago recicla 250kg de plástico, evitando que mais de 2.500 garrafas PET sejam jogadas na natureza. Não é incrível?

COMPOSTAGEM DO LIXO ORGÂNICO

E se a gente te disser que 100% do lixo orgânico produzido aqui é transformado em adubo para a nossa horta orgânica? Todo mundo que se alimenta no Rep é instruído a devolver o prato na janela do restaurante sem descartar as sobras de alimento na lixeira. Assim, o material orgânico é coletado e pode virar adubo na nossa composteira automática, alimentando um ciclo sustentável e saudável também.

A grama do nosso campo de futebol também é beneficiada por esse processo, recebendo os adubos que são produto da nossa compostagem.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Além de reduzir o descarte dos resíduos na natureza, o programa Lixo Zero é um verdadeiro laboratório de educação ambiental ao ar livre! É no projeto pedagógico que carrega o nome do programa que a curiosidade dos jovens e crianças é estimulada para conhecer de perto os detalhes da operação da nossa base de coleta seletiva e compostagem.

A experiência de aprender sobre os ciclos da natureza na nossa horta orgânica está entre as mais esperadas e empolgantes! É aqui que os pequenos têm a oportunidade de tatear, degustar e perceber através dos sentidos como as hortaliças, frutas e legumes cultivados na horta chegam ao restaurante e logo em seguida nos seus pratos.

É assim que o RepLago abre as portas para a importância do exemplo na conscientização ecológica. Gostou de conhecer?

Outras novidades

Conheça o programa ecológico Lixo Zero
RepLago

Conheça o programa ecológico Lixo Zero

A importância do exemplo faz parte do DNA do RepLago desde sempre. Não seria diferente… [+]

Aqui tem um acampamento sustentável
RepLago

Aqui tem um acampamento sustentável

Imagine um acampamento de férias onde seus filhos mergulham em um novo mundo repleto de… [+]